10/12/2016 – No último dia 22 de novembro, 30 recuperandos do regime fechado da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Nova Lima receberam os certificados de conclusão dos cursos de Mecânica de automóveis, promovido pela Escola Móvel do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e de oficial da construção civil, realizado pelo Instituto Yara Tupinambá.
As atividades de qualificação e inserção profissional de recuperandos e ex-recuperandos no mercado de trabalho são atribuições do programa Regresso, iniciativa do Instituto Minas Pela Paz em parceria com o Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Governo do Estado de Minas Gerais, a Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (FBAC), o Sesi e o Senai. Uma das propostas do programa é a redução da reincidência criminal.
Os números vêm demonstrando o acerto nessa parceria, iniciada em 2009: até o momento, cerca de 5 mil recuperandos foram certificados nos cursos de formação educacional e qualificação profissional por meio da Escola Móvel Sesi/Senai e 1,1 mil egressos do sistema prisional foram inseridos no mercado de trabalho.
O Minas pela Paz é apoiado pelo Sistema Fiemg (Sesi e Senai) na formação e na qualificação dos recuperandos. O Senac e o Tio Flávio Cultural, movimento sem finalidade lucrativa que busca transformar as vidas das pessoas pela sensibilização e pelo respeito, contribuem para a formação humana e para a preparação para o mercado de trabalho.
Solenidade
Participaram da solenidade o coordenador geral do Programa Novos Rumos, desembargador José Antônio Braga, a juíza da Vara Criminal e da Infância e da Juventude, Myrna Fabiana Monteiro Souto, pelo gestor do Instituto Minas Pela Paz, Maurílio Leite Pedrosa, pelo vice-presidente da Apac de Nova Lima, Olgue Conrado, pela representante do Tio Flávio Cultural, Maura Marques, pela representante da Escola Móvel Sesi/Senai, pedagoga Larissa Martins, pela representante da ISVOR e Fiat-Chrysler, Márcia Naves, e pelo representante da Anglo Gold-Ashanti, Diego Pereira.
DVDteca

Na oportunidade, a Apac de Nova Lima recebeu DVDteca, que servirá de apoio educacional aos recuperandos. São 864 títulos de DVDs com documentários, entrevistas, narrativas infanto-juvenis e reportagens diversificadas, que contribuem com as disciplinas tradicionais (matemática, história, geografia, etc), além de abordar temas transversais (cidadania e serviços, dramaturgia, cultura e arte, etc.) Entre os títulos, destacam-se Roda Viva, Café Filosófico e National Geografic.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.