O presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, o vereador José Guedes (DEM), teve suas contas rejeitadas pela Dra. Adriana Garcia Rabelo, juíza eleitoral da Comarca de Nova Lima. A justiça eleitoral encontrou irregularidades na prestação de contas do candidato eleito.


O Ministério Público Eleitoral já havia pedido a reprovação das contas, além dos técnicos da justiça eleitoral. Dra. Adriana questiona valores usados por Zé Guedes (como é chamado) em sua campanha. O vereador afirma que usou dinheiro que guarda em espécie na sua casa, “assim como em outras campanhas”. A declaração foi dada em sua defesa.

Contudo, os valores não foram mencionados no Imposto de Renda do político do Democratas e com isso a juíza afirma não saber a procedência do dinheiro usado pelo mesmo em sua campanha: “Perde-se, assim, o controle do que é legal e do que porventura não o seja”, disse a magistrada.

Ela (Dra. Adriana) afirma que usar dinheiro próprio em sua campanha não configura irregularidades, contudo, não explicar de onde essa verba é oriunda é sim um preceito para a rejeição das contas: “O candidato injetou em sua campanha recursos próprios, o que, por si só, não induz a nenhuma irregularidade”, escreveu em sua decisão e logo depois continua:

“Contudo, tais recursos não foram declarados nem no Registro de Candidatura nem no Imposto de Renda.”

Zé poderá recorrer à segunda instância, mas se a decisão for mantida ele poderá perder seu mandato.

Leia a decisão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.