A Guarda Civil, antiga Guarda Municipal, completou no último dia 22 de novembro 15 anos de vida. A Guarda que contribui com o combate à criminalidade em Nova Lima, é uma força a mais para a população. 

A Guarda civil Municipal ou Guarda Municipal, conforme disposição do § 8º, do artigo 144, da Constituição Federal, é uma agência administrativa municipal, que pode ser criada por lei específica da Câmara dos Vereadores, como instrumento de segurança pública. Seus componentes possuem as mesmas prerrogativas e obrigações legais que os funcionários municipais. A GCM, como é conhecida, pode ainda auxiliar os outros órgãos de segurança pública, tais como: a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares. 

Em Nova Lima, os guardas e os policiais militares trabalham juntos há algum tempo. Ambos patrulham ruas e conseguem atender a chamadas de urgência com maior agilidade, depois que uniram as corporações de forma indireta.

A Guarda acabou obtendo poder de polícia após sanção da PLC 39/2014, assinada pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.