Foto: JM no evento aonde cidade se filia a organização internacional

A Prefeitura de Nova Lima assinou, nesta sexta-feira (03/12), às 10h, no Centro de Educação Ambiental, a filiação junto à organização internacional Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, assumindo o compromisso de entrar na luta para zerar gases de efeito estufa. Estiveram presentes representantes do Governo Municipal, Estadual e da embaixada do Reino Unido.

O Iclei é a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma entidade que reúne mais de 2.500 integrantes, sendo 88 da América do Sul, como as cidades de São Paulo, Salvador, Buenos Aires (Argentina) e Quito (Equador), além de outras cidades, como Roma (Itália), Malmo (Suécia) e Montpellier (França).

Por meio da assinatura, Nova Lima aderiu ao Race to Zero, campanha global que tem objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O prefeito João Marcelo recordou as últimas iniciativas do Governo Municipal no sentido de promover a diversificação econômica de Nova Lima, pautada nos valores ambientais, e ressaltou que serão empreendidos mais esforços para que a cidade seja protagonista no tema. “Neste ano, por exemplo, tivemos oportunidade de captar uma startup da Califórnia, com alta previsão de investimentos na produção de baterias e veículos elétricos. É nisso que nós acreditamos. A luta contra os impactos climáticos será vencida por todos, municípios, estados e demais lideranças. E nós estamos nos filiando ao Iclei, querendo ser protagonistas.”

Lucas Brown, cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, reconheceu o destaque de Nova Lima quanto à pauta climática e colocou a legação à disposição do Governo Municipal para apoiar as tratativas ambientais. “Nova Lima pode contar com o Governo Britânico, por meio do consulado em Minas Gerais, para que nós possamos ter, ainda mais, um desenvolvimento econômico sustentável nesta cidade especial”, pontuou.

Nova Lima segue com ações em prol da sustentabilidade, mobilizando a população, com a ampliação de ações de educação ambiental e extensão gradativa da coleta seletiva, visando contemplar até 80% do município. Dentro do rol de iniciativas, a cidade estuda ainda a criação de novas unidades de conservação.

Para Mila Costa, diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, a cidade tem potencial ambiental diferenciado. “As lutas ambientas em Nova Lima são mais aguerridas do que em muitos locais da região metropolitana. A cidade está se filiando ao Iclei no momento mais adequado, uma vez que vai começar agora a fazer a revisão do Plano Diretor”, ressaltou.

A atuação do Iclei vai além do convencional, já que busca encontrar o potencial dos territórios filiados para gerar impacto positivo na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente. Na região de Minas Gerais, a organização tem trabalhado nos últimos anos com os temas: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Adaptação e Resiliência,Resíduos Sólidos, ComprasPúblicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros.

“A filiação ao Iclei possibilita a materialização a implementação dos compromissos e acordos globais nos territórios. Pensar em ações climáticas é pensar nas políticas de mobilidade urbana, de uso e regulação do solo, na gestão de unidades de conservação e recursos hídricos da cidade, e pensar na conectividade agroecológica do ativo ambiental, associado às dinâmicas de licenciamento. É isso que estamos implementando a partir do Iclei”, afirmou Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do Iclei América do Sul.

Encontro Anual de Associados

Em 2022, o município sediará o Primeiro Encontro Anual de Associados do Iclei em Minas Gerais, reunião entre governos locais associados ao Iclei, universidades, setor privado e organizações do terceiro setor, com o objetivo de apresentar as tendências internacionais mais atuais de desenvolvimento urbano sustentável.

Com a assessoria de imprensa da PMNL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.