O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Abner Henrique, anunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira, dia 20, que está em busca de parcerias para instalação do sistema 5G na cidade.

A reunião com a CNT Fiber, empresa de tecnologia com prestação de serviço e internet banda larga no município foi acompanhada pelo vereador Danúbio Machado, do Cidadania , e segundo Abner, foi proposta pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, do qual Machado também faz parte.

Ainda de acordo a Abner, a secretaria tem buscado preparar a cidade no avanço “e temos avançado no assunto visando preparar Nova Lima para esse avanço tecnológico”, e que a visita foi “para conhecer a realidade dos empresários locais sobre esse assunto. Fundamental ouvir todos os interessados para propor políticas públicas inclusivas”.

5G no Brasil

A instalação no Brasil ainda depende de leilão para concessão e adaptação das redes 3G para a nova tecnologia e finalização ainda da rede 4G. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, acredita na realização do leilão e deseja a licitação ainda para outubro, mas o assunto está parado entre os Conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que regulamenta os serviços no Brasil.

Serviço 5G

A velocidade do 5G chega a ser entre 10 a 20 vezes maior que o 4G, fazendo com que a informação seja transmitida instantaneamente e viabiliza também outras inovações, como o lançamento de veículos autônomos e a aceleração da Internet das Coisas (IoT), como o uso de óculos com geolocalização, permitindo uma comunicação muito mais ampla e conexões com vários dispositivos sem perda da qualidade.

A rede 5G vai possibilitar uma comunicação sem latência, ou seja, sem atraso, permitindo transmissões em tempo real e com boa qualidade, podendo possibilitar desligar os aparelhos eletrônicos da sua casa mesmo estando em outro país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.