Fachada do Hospital Nossa Senhora de Lourdes - Foto: Prefeitura de Nova Lima

A Prefeitura de Nova Lima informou nesta sexta-feira, dia 25, que decidiu suspender a implantação do Centro de Hemodinâmica que seria construído no Hospital Nossa Senhora de Lourdes (HNSL) após realizar uma criteriosa análise, que segundo o órgão, foi tomada em comum acordo com a direção hospitalar e também com o Conselho Municipal de Saúde (CMS).

A medida foi tomada após análise feita por uma empresa de consultoria que apontou “demanda insuficiente que justifique a instalação desse centro no local, pois o histórico médio de 2016 a 2019 aponta a realização de seis procedimentos eletivos mensais e 1,7 de urgência, e a falta de viabilidade técnica, já que o hospital não dispõe de leitos de UTI coronariana”. O documento aponta também que a implantação do centro “acarretaria em uma equipe ociosa com alto custo para o município, sem ser efetivamente resolutiva para a saúde pública local”.

Ainda de acordo com o Executivo local, os hospitais de referência do SUS regionais e pelos outros hospitais conveniados pela Prefeitura, como o Hospital Vila da Serra e o Hospital Evangélico, permanecerão atendendo pacientes que necessitem destas intervenções.

Por fim, a Prefeitura esclarece que segue empenhada em dar a destinação mais apropriada ao prédio anexo, cujas obras foram iniciadas, e seguirá em discussão com a direção da Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes e o Conselho Municipal de Saúde, a fim de encontrar a melhor alternativa para a população e, assim, elaborar outro projeto, considerando as demandas e prioridades da saúde em Nova Lima.

Prefeitura de Nova Lima

Serviços hemodinâmicos

O Serviço de Hemodinâmica se dedica à realização de diagnósticos e procedimentos terapêuticos por meio de técnicas minimamente invasivas. O serviço obtém dados funcionais e anatômicos que permitem diagnosticar, em pouco tempo, eventuais alterações cardíacas. Um dos métodos utilizados é o cateterismo, que além de ser utilizado em casos de emergência, é um valioso instrumento para o diagnóstico preventivo investigação de patologias cardíacas como infarto, angina e arritmias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.