A Comissão Multidisciplinar instaurada pela Prefeitura para avaliar e criar procedimentos a serem adotados em casos de eutanásia de animais no âmbito municipal, emitiu parecer favorável ao caso ocorrido no dia 7 de abril, na Avenida José Bernardo de Barros, envolvendo um cavalo. Segundo os membros da Comissão, “o procedimento adotado seguiu a legislação vigente, e os princípios relevantes para a eutanásia em animais foram garantidos”.

O trabalho foi conduzido por representantes do Executivo, Câmara Municipal e membros da sociedade civil e foi entregue ao prefeito João Marcelo, do Cidadania. Segundo a prefeitura, a Comissão ouviu profissionais especialistas em animais de grande porte e protetores organizados e que “os debates e as apurações se basearam nos aspectos legais, éticos e administrativos, promovendo a discussão democrática e participativa”.

De acordo com o parecer, a atitude reduziu o tempo de sofrimento do animal já que a eutanásia injetável precisaria de mais tempo para fazer o efeito necessário e que “o deslocamento do animal para outro local, que também foi descartado na ocasião, também não seria a alternativa apropriada, já que ele estava com fratura exposta em uma das patas, que o impedia de se deslocar”.

Ainda de acordo com o Executivo, o órgão trabalha desde o início do ano na elaboração de políticas públicas voltadas para essa área, como o Fórum Permanente Municipal de Proteção e Defesa Animal, além de leis que já estão em vigor e que resguardam os animais no município. Outro ponto apontado pelos membros é a necessidade de medidas mais eficientes para proteção aos animais em Nova Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.