Foto: Reprodução/Facebook Oficial da Prefeitura de Nova Lima - O prefeito João Marcelo e o vice Diogo Ribeiro fazem primeira reunião com os secretários - 04/01/2021

O governo municipal apresentou nesta sexta-feira, dia 15, um aparato já preparado para vacinação contra o novo Coronavírus, após aprovação e distribuição da vacina por parte do Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Prefeitura é a favor da imunização com segurança e de forma simultânea em todo o Brasil e entende ser urgente a colocação em prática desse plano. A cidade já elaborou o seu próprio Plano de Vacinação, está preparada para o início da imunização da população e aguarda que o Ministério da Saúde e a Anvisa aprovem a aplicação emergencial ou a liberação total da utilização de vacinas, que virão via SUS.

Segundo o Executivo, hoje, já está disponível na estrutura municipal, 18 salas fixas de vacinação, estruturadas com câmaras de vacina, e dois volantes para atender a Região do Água Limpa e Vila da Serra. Além disso, os insumos necessários para começar a vacinar a população, como um seringas e contrato já pronto para adquirir mais.

De acordo com a publicação, o prefeito João Marcelo (Cidadania), assinou ainda em dezembro, no período de transição, um memorando de entendimento junto à Fundação Butantan para a compra de 200 mil doses da vacina desenvolvida pelo instituto – que agora terá toda a sua produção vendida para o governo federal, com condições de adotar estratégias específicas, seja em sistema drive thru.

https://www.facebook.com/434268033372426/posts/2191886730943872/?d=n

Plano Nacional de Imunização

O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, apresentado pelo governo no dia 16 do mês passado, prevê quatro grupos prioritários.

O primeiro grupo prioritário, a ser vacinado na fase 1, é formado por trabalhadores da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos e indígenas com idade acima de 18 anos. A fase 2 é formada por pessoas de 70 a 74 anos, de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos.

Na fase 3, serão vacinados acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40).

Na fase 4, deverão ser vacinados professores do nível básico ao superior, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde pondera, no documento, que os grupos previstos ainda são preliminares e poderão ser alterados.

One thought on “Prefeitura afirma estar preparada para vacinação no município”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.