Motoristas da Autotrans, empresa responsável pelo transporte intermunicipal, fazem paralisação das atividades nesta terça-feira, dia 8, por melhores condições de trabalho. Aumento pretendido é de 2,5%.

Segundo um dos profissionais que está na porta da empresa na Região Central de Nova Lima, o salário tem sido depositado em até 5 vezes durante o mês e que valores referentes as férias só é depositado na volta aos trabalhos.

Os motoristas cobram também a volta do valor do ticket refeição que foi reduzido durante a pandemia. Ele apontou que o valor era de R$ 480 e agora está em R$ 136 e a justificativa seria os danos causadas pela pandemia.

Eles pedem também a atualização do FGTS, adicional de função integral, fim da escala dupla aos finais de semana, revisão de horários.

Escala dobrada

Sem nenhum reajuste ou benefício salarial, a escala de trabalho saltou de 3 horas para 5 e até mesmo 6h diárias. Para o grevista, isso gera risco para eles e também aos usuários do transporte público. “O risco é grande já que as viagens são exaustivas e pela escala mal conseguimos dormir”. Ele relata ainda que durante a pandemia a empresa não disponibilizou os itens de segurança e prevenção á Covid-19.

Recebemos álcool e máscara somente no primeiro dia da pandemia, depois disso tudo foi tirado do nosso bolso. Nem orientados fomos.

Demissão em massa

O grevista apontou ainda que a empresa demitiu nos últimos meses 25 funcionários mesmo com a demanda aumentando com a volta das atividades comerciais em BH e região.

O movimento grevista afirma que só finaliza a paralisação após a empresa ouvi-los, o que ainda não aconteceu. Eles apontam para 20% da frota em circulação e 50% de adesão.

Na sede da empresa ninguém foi autorizado a falar com a imprensa. Fizemos contato telefônico e não fomos atendidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.