Imagem meramente ilustrativa

O Bomserá Associação Boa Vista e Banqueta do Bananal recebe até 10 de junho, as inscrições para o I Festival da Canção Bomserá – iniciativa que surgiu de forma coletiva e voluntária a fim de fomentar e dar visibilidade à produção autoral de músicos das cidades de Nova Lima, Raposos e Rio Acima, além de promover o intercâmbio cultural.

Serão aceitas composições inéditas, voltadas a todos os gêneros e estilos musicais para o evento que acontece nos dias 13, 14 e 20 de julho, na praça do bairro Boa Vista,  com uma variada programação.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 10 de junho, no endereço de e-mail bomseraboavista@gmail.com, e com entrega de material físico, conforme regulamento.

Serão selecionadas – por um júri formado por membros de notório conhecimento ligados à arte e à cultura – 20 músicas para se apresentarem no Festival.  No primeiro e no segundo dia do evento (fases eliminatórias), serão escolhidas as 10 músicas que vão concorrer na final do festival. Serão vencedoras as três melhores composições avaliadas nos critérios: letra, melodia e arranjo.

Cada candidato poderá inscrever duas composições, em que serão consideradas para esse critério também as parcerias. O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis na página do Bomserá no facebook www.facebook.com/bomseraboavista.

DOCUMENTAÇÃO

Os candidatos devem apresentar via e-mail a ficha de inscrição preenchida; cópias digitalizadas dos documentos de CPF, identidade e comprovante de endereço recente; áudio da canção em MP3 que não mencione os compositores e letra digitada em PDF sem os nomes dos compositores.

Também deverá ser entregue à comissão organizadora três envelopes fechados identificados apenas com o código recebido na pré-inscrição. No interior de cada um deverá ter um CD identificado somente com o mesmo código e o nome da música – sem nada que identifique o compositor (es), com a gravação do áudio da canção em formato MP3 e arquivo de letra digitalizada em PDF. No mesmo envelope deverá constar a letra impressa em papel.

Os envelopes deverão ser entregues na Mercearia do Cipó, no bairro Boa Vista.

O PRÊMIO

As três canções vencedoras, bem como o melhor arranjo e intérprete serão premiados com o Troféu “Airton Cipó” -criado em homenagem ao empreendedor, que durante a sua passagem de vida no bairro, foi atuante em várias frentes voltadas para a promoção e pertencimento sociocultural da comunidade Boa Vista.  

Os três primeiros lugares terão direito a uma gravação multipista em estúdio. Além disso, os dez músicos finalistas receberão um troféu de honra ao mérito, e todos os participantes um certificado de participação no Festival.

A PROGRAMAÇÃO

O Festival acontece nos dias 13, 14 e 20 de julho, das 14h às 22h, na praça da Boa Vista e promete agitar o cenário musical da cidade. A programação conta com apresentações de vários artistas, barracas de gastronomia, cerveja artesanal, exposições, espaço kids, shows e diversão para toda a família. 

O evento é uma realização da Associação Bomserá – um movimento sociocultural do bairro Boa Vista, em Nova Lima com o objetivo de promover, emponderar e valorizar a comunidade, através de propostas de pertencimento, mobilização e participação comunitária, utilizando de recursos do próprio local. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

De acordo com os organizadores, além de valorizar a produção musical e cultural da região e revelar talentos, a iniciativa representa um ganho para toda a comunidade. “O evento resgata a tradição brasileira dos grandes festivais musicais e todo o sentimento e mobilização que existem em torno deste projeto. Em décadas passadas, Nova Lima já foi palco de festivas que mobilizou toda a cidade. Nosso objetivo é trazer de volta essa memória, de forma a valorizar e fomentar a cultura musical,” conta Adir Martinuzzo, um dos idealizadores do projeto.

One thought on “Associação organiza 1ª Festival de Canção em Nova Lima”
  1. 1° Festival da Canção Bomserá, iniciativa de base comunitária voltado para promoção histórica e cultura da musical de Nova Lima , Raposos e Rio acima.
    Parabéns a todos os organizadores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.