O Portal Sempre Nova Lima noticiou que o Ministério Público de Minas Gerais, mais precisamente a comarca de Nova Lima, entrou com uma ação civil pública e uma liminar para retirada de pessoas que moram próximos a barragem de Vargem Grande, já que a barragem “Maravilhas 2”, corre graves riscos de rompimento. (Leia Aqui)

A ação civil pública pede que a Vale Mineradora, empresa que administra as barragens, indenize e retire imediatamente as pessoas vulneráveis no local. A ação pede que a mineradora adote um Plano de Ações Emergenciais e um Plano de Segurança.

Em caso de rompimento, as pessoas teriam entre 29 a 139 segundos para escapar. Algo impossível dadas as condições. O MP quer que a Vale informe qualquer dano estrutural à barragem e pare de lançar rejeitos no local. Uma outra barragem está em fase de licenciamento e se chamará “Maravilhas 3”.

Essa tem capacidade três vezes maior que a barragem de Fundão, em Mariana, que devastou o distrito de Bento Rodrigues há três anos e se tornou o pior desastre ambiental do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.