A música é uma expressão artística de grande relevância e está presente no cotidiano de muitas pessoas. Estimular a prática dessa manifestação e oferecer a formação adequada na área é também um dos papéis do poder público. Por isso, a Prefeitura de Nova Lima reinaugura a Escola Municipal de Música José Acácio de Assis Costa “Zé Fuzil”, que havia sido fechada devido a grave situação financeira que o município atravessou nos últimos anos. A cerimônia de reabertura será realizada no dia 19 de julho, a partir das 20h, na sede do espaço, localizado na Rua Franzen de Lima, 73, Centro.

A Escola de Música vai oferecer formação técnica a 150 alunos, que contarão com atividades de corais infantil e adulto, aulas de violino, violão e violoncelo, contrabaixo, percussão, técnica vocal e piano. Além disso, os trabalhos da Orquestra Sinfônica de Nova Lima serão retomados. Na reabertura da Escola haverá exposição de ex-alunos, shows musicais com professores que serão colaboradores da unidade, além de apresentação de dois parceiros: Corporação Musical União Operária e Sagrados Corações de Jesus. O empreendimento conta com o apoio da Vale e do Instituto Ipoema e possui um investimento inicial de R$ 70 mil.



Fundada em 2002 com incentivo da Lei Rouanet, a Escola Municipal de Música foi criada com o objetivo de proporcionar à comunidade o acesso gratuito à formação musical. O espaço cumpriu por 14 anos um grande papel social ao promover a inclusão por meio da arte, como explica o prefeito Vitor Penido. “A retomada desse projeto é uma conquista para a cidade, de onde, inclusive, foi originada a Orquestra Sinfônica de Nova Lima. Esperamos que os moradores abracem esse projeto e participem. Em breve, veremos muitos talentos daqui mundo a fora”, destacou.

Inscrições

Para participar das atividades, os interessados podem se inscrever na própria escola. Desde o dia 20 de julho já é possível se inscrever, das 8h às 17h. Os documentos necessários para inscrição são: uma foto 3×4, cópia da carteira de identidade (do aluno e do responsável no caso de crianças e adolescentes) e comprovante de residência. Entre as novidades estão workshops e apresentações musicais dentro da escola para que os alunos vivenciem e troquem experiências com os artistas convidados.
No decorrer dos anos, o local atendeu as necessidades básicas da formação técnica e, para garantir as práticas diárias, fundamentais para o desenvolvimento musical, a escola disponibilizava por meio de empréstimo, um instrumento para cada aluno, o que será mantido nessa nova etapa.

Orquestra Sinfônica

Como parte do processo pedagógico e como resultado dos trabalhos desenvolvidos, vários grupos instrumentais foram criados, com destaque para a Orquestra Sinfônica com mais de 15 integrantes. Vários ex-alunos participam de bandas e corais tradicionais do município, além dos projetos de música popular. É o caso do ex-aluno Wagner Lopes, músico formado pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Para ele, a escola “Zé Fuzil” tem um significado mais que especial. “Participei da primeira turma e comecei a tocar saxofone. Vários outras pessoas que estudaram comigo seguiram pelo mesmo caminho. Agradeço a oportunidade de ter participado de um projeto como esse. Hoje tenho uma profissão, amo o que eu faço e encanto as pessoas com a minha arte”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.