Um morador de Honório Bicalho, chamado Natanael Soares, reclamou nas redes sociais sobre as condições do bairro nos últimos tempos. Ele que registrou em fotos, inclusive, a situação de sujeira na praça que fica localizada na região, afirmou que está “difícil conviver com essas coisas em Bicalho”.

“Está difícil conviver com essas coisas em Bicalho. Uns não sabem o dia certo da coleta de lixo, outros colocam seus cavalos para pastarem nas praças, pessoas trazem cachorros de outros bairros e soltam aqui, outros jogam comida pelas ruas e nos bancos das praças, onde não podemos nos sentar mais, pois cachorros com doenças deitam neles, já temos mais cachorros do que pessoas no bairro, um inferno nas madrugadas. Alguém da Associação ou Prefeitura para fazer alguma coisa?”, disse ele numa postagem na rede social Facebook.

As imagens são impressionantes e mostram cachorros fuçando lixos que estão espalhados pela praça, um dos cartões postais do local. 

Próximo a quadra esportiva, uma lixeira transborda de sacolas e inclusive o chão também ficou extremamente sujo – como pode se ver na principal imagem da matéria. Os moradores do local e de outros bairros corroboraram com a situação e disseram que tal condição acontece em outros pontos da cidade, também.

Resposta da Prefeitura:

Nota da Prefeitura de Nova Lima

A Prefeitura de Nova Lima esclarece que os serviços de limpeza urbana estão ocorrendo normalmente em Honório Bicalho. A coleta de lixo é realizada três vezes por semana e a varrição ocorre quatro vezes por semana. No entanto, o problema mencionado pela reportagem é ocasionado pela disposição do lixo fora do horário de coleta, o que atrai animais e pragas urbanas.

A Administração Municipal informa que vai ampliar a fiscalização e realizar, ainda neste mês, ação educativa com a população da região para conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos da disposição incorreta do lixo. Essa iniciativa vai ocorrer em parceria com a empresa que realiza o serviço de limpeza urbana.


Em relação aos animais de rua, a Prefeitura salienta que faz o controle da raiva, por meio da vacinação anual, e da leishmaniose por meio de exames laboratoriais. O serviço de castração também é feito em parceria com Organizações Não Governamentais instaladas do município. A Administração Municipal ressalta ainda que a população precisa assumir seu papel em relação ao controle da população animal e não abandonar animais nas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.