Da Assessoria de Imprensa da PMNL

A Cavalhada de São Jorge, tradicional celebração em homenagem ao Santo da Igreja Católica, cultuado também por fiéis de religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, será realizada no próximo domingo, dia 22, em Nova Lima. 


O evento ocorre próximo ao Dia de São Jorge, instituído no dia 23 de abril. A programação terá início, às 14h, com a procissão, que sairá do bairro Matadouro, próximo à quadra, até o Espaço Cultural da Avenida José Bernardo de Barros, onde será erguido o primeiro mastro. A procissão contará com a participação das guardas de congado de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora Aparecida, carro de boi com a imagem de São Jorge, carroças e cavaleiros devotos do santo. Estão previstos também uma missa campal sertaneja, a partir das 17h, com a participação do Coral Arca da Aliança, seguida do Auto da Cavalhada de São Jorge, a partir das 19h, onde haverá apresentação da Corporação Musical União Operária. A comemoração será encerrada, a partir das 21h, com show de Lúcio Lopes e banda. A Prefeitura é responsável pelo apoio e disponibilização da estrutura do evento.


Elmo Gomes, servidor da Secretaria Municipal de Cultura, explica como surgiu o movimento na cidade e destaca sua representação na cultura nova-limense. “A Cavalhada de São Jorge é um movimento antigo, fundado em Nova Lima, em 1975, por Benedito Felício Carmélio, conhecido como Bené Cabeça Leve. Quando chegou na cidade, migrando de Conceição do Mato Dentro para cá, conheceu a Festa de Nossa Senhora do Rosário e como gostava muito de cavalos, criou a Cavalhada de São Jorge, por ser devoto do Santo. O evento representa a batalha entre os mouros e os cristãos, ocorrida na Península Ibérica”, contextualiza.


Neste ano, alunos da rede municipal de ensino e da rede particular, de 3 a 5 anos e de 8 a 10 anos, foram mobilizados a acompanhar as apresentações, durante o Auto da Cavalhada, para conhecerem mais sobre a referência cultural do evento. Os estudantes do ensino fundamental produzirão uma redação sobre o tema, e as três melhores serão premiadas. “Eles estão bem entusiasmados”, finalizou Gomes.


História

A cavalhada tem sua origem em Portugal, nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam publicamente sua destreza e valentia. Frequentemente, tinham temas do período da Reconquista da Península Ibérica. Era um torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras e onde nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galanteria.


O evento é uma recriação dos torneios medievais e das batalhas entre cristãos e mouros. No Brasil, há registros da realização das cavalhadas desde o século XVII, e no município de Nova Lima, desde 1954 (A Cavalhada de São José Operário) e 1975 (A Cavalhada de São Jorge).


Confira a programação do evento:

Cavalhada de São Jorge 2018


Domingo, dia 22 de abril


Local: Espaço Cultural da Avenida José Bernardo de Barros


Evento gratuito


• 14h: Procissão da Cavalhada de São Jorge

Saída do Bairro Matadouro, próximo à quadra, seguindo até o Espaço Cultural, pela Avenida José Bernardo de Barros


• 17h: Missa Campal Sertaneja


Participação: Coral Arca da Aliança


• 19h: Auto da Cavalhada de São Jorge


Participação: Corporação Musical União Operária


• 21h: Show com Lúcio Lopes e Banda

Participação: expositores do projeto “Sexta na Feira”


Da Assessoria de Imprensa da PMNL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.