Os servidores públicos de Nova Lima estão há três anos sem receber qualquer reajuste salarial. O último foi concedido por Cassinho Magnani (PR), em 2014, quando a cidade começou a sentir o baque da queda de arrecadação do CEFEM, o imposto do minério.

Se contabilizarmos a inflação dos últimos três anos, estamos falando que a acumulação é de 23,35%. Como a inflação defasa o rendimento das pessoas, isso quer dizer que o trabalhador nova-limense está perdendo poder de compra ano após ano.

O ápice do processo inflacionário aconteceu em 2015, quando um choque nos preços administrados provocou um aumento dos preços de 10,67%. Isso quer dizer que de dezembro de 2014 a dezembro de 2015 os preços aumentaram mais de 10%. 

De janeiro a dezembro de 2015, no entanto, os preços movimentaram 10,19%. Pode parecer que a inflação não é perniciosa por ser algo silencioso, normalmente pessoas que não vão aos supermercados fazer as compras do mês, não nota as diferenças.

Contudo, de fato a inflação corrói o salário e cria problemas para o poder de compra das pessoas. Felizmente, a inflação tem caído desde 2016 e até o momento só registra nos dois primeiros meses deste ano alta de 0,71%.

Mesmo assim, a situação não é nada boa para os trabalhadores da Prefeitura de Nova Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.