Seu nome é Dr. “Da Vinci”, não tem idade, nem coração, mas cuida bem dos seres humanos na mesa de cirurgia. O Da Vinci é um robô que já está em operação no Hospital Villa da Serra e opera pessoas. É isso mesmo! Você achou que isso é peça de filmes, não, hoje já é a realidade.



No último dia 16 o doutor robô fez a sua estreia na mesa de cirurgia numa ação que resultou na retirada da próstata de um paciente. Os médicos disseram que com o robô, os procedimentos cirúrgicos são menos invasivos e diminuem riscos de hemorragia, por exemplo.

“Além de Minas, somente São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul contam com essa tecnologia. Somos pioneiros nesse tipo de cirurgia no Estado e isso é fruto de um projeto iniciado há três anos que irá beneficiar a população”, afirmoi José Eduardo Távora, conforme instruções do site Bhaz.

A novidade que estreou em território nova-limense custou a bagatela de R$10 milhões de reais. Desenvolvido pela empresa norte-americana Intuitive Surgical, o robô “Da Vinci” foi projetado para realizar cirurgias abdominais, torácicas e cervicais, bem como executar a retirada de vesícula, miomectomias, histerectomias, câncer no colo do útero e no endométrio, bariátrica, dentre outros procedimentos complexos. A operação é controlada por um médico devidamente treinado para lidar com o equipamento.

* Com Bhaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.