MATÉRIA DO G1
Pelo menos 606 municípios mineiros estão em situação de alerta ou de risco por causa de dengue, chikungunya e zika, o que corresponde a 71% do total. Os dados são do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2026, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O estudo considera a presença de larvas do mosquito transmissor das arboviroses e, segundo a SES-MG, indica um “cenário dentro do esperado” para o período sazonal, que vai de outubro a maio.
Ao todo, 819 dos 853 municípios mineiros participaram do levantamento. Veja os resultados, considerando os meses de janeiro a março:
- 213 apresentaram índice satisfatório (Índice de Infestação Predial menor ou igual a 0,99%);
- 422 ficaram em situação de alerta (índice entre 1% e 3,9%);
- 184 foram classificados em situação de risco, com índice igual ou superior a 3,9%.
O levantamento é feito por amostragem e realizado quatro vezes ao ano. Equipes de saúde vão a casas sorteadas em diferentes regiões das cidades, procuram água parada e coletam larvas do mosquito. A partir dessas informações, o índice de infestação é calculado.
De acordo com o LIRAa, os principais criadouros do mosquito estão dentro ou ao redor das casas e incluem caixas d’água destampadas, vasos de plantas, pneus e objetos descartados em quintais e terrenos.
Veja orientações do Ministério da Saúde para combater o mosquito Aedes aegypti:
- Certifique-se que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;
- Retire folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas;
- Guarde garrafas com a boca virada para baixo;
- Faça limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água;
- Limpe e retire acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;
- Lave as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;
- Use areia nos pratos de vasos de plantas ou realize limpeza semanal;
- Retire água e faça limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias;
- Guarde baldes com a boca virada para baixo;
- Estique lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos;
- Guarde ou jogue no lixo objetos que podem acumular água, como tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos.
- Mantenha piscinas limpas;
- Jogue as larvas na terra ou no chão seco. Se não for possível eliminar larvas ou dar destino adequado, use produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante ou cloro) e inspecione o recipiente semanalmente, desde que a água não seja para consumo humano ou animal. Também é importante solicitar um agente de saúde para aplicar larvicida.
Números em MG
Segundo os dados mais recentes da SES-MG, atualizados na última terça-feira (14), o estado registrou em 2026 45.091 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 15.887 foram confirmados.
Dez mortes pela doença foram confirmados no estado, e outros 26 óbitos estão em investigação.
Em relação à chikungunya, 3.899 casos e um óbito oram confirmados. MG também tem seis casos confirmados de Zika em 2026.

