Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

MATÉRIA DO G1

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Minas Gerais voltaram a abrir as portas nesta segunda-feira (2). Na semana passada, os atendimentos em Belo Horizonte e demais cidades do país ficaram suspensos entre quarta (28) e sexta (30).

Segundo o INSS, a medida foi necessária para a manutenção e melhoria dos sistemas previdenciários. O serviço foi executado pela Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal.

Conforme o órgão, o atendimento pela Central 135 e os serviços do aplicativo “Meu INSS” também estão disponíveis novamente, com exceção do simulador de aposentadoria, que será retomado na quarta-feira (4). Até o momento, não há relatos de problemas nas unidades em Minas Gerais.

O INSS também informou que, devido à expectativa de grande número de acessos pelo app, podem ocorrer momentos de lentidão, sobretudo nos serviços que requerem o uso da biometria.

“A Dataprev ressalta que essa funcionalidade está disponível 24 horas por dia e, caso o acesso não seja possível em algum momento, a recomendação é tentar novamente, preferencialmente fora do horário comercial”, destacou.

Os segurados e beneficiários que estavam com agendamento marcado no período em que os atendimentos foram suspensos serão contatados pelo órgão para remarcação. O novo dia e horário também poderão ser consultados pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135.

Cronograma de reativação dos serviços

A partir de segunda-feira (2):

  • Todos os serviços do Meu INSS, com exceção do simulador de aposentadoria (uma mensagem trará este aviso ao cidadão), além da Central 135.
  • Todos os serviços necessários aos atendimentos presenciais à população.

A partir de quarta-feira (4):

  • Simulador de aposentadoria, usado para estimar o tempo para concessão do benefício, levando em consideração requisitos como idade e tempo de contribuição.

Manutenção de sistemas

No dia 6 de janeiro, a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, informou ao INSS que no fim do mês teria de paralisar os serviços para modernizar os sistemas. Desde o último dia 19, no entanto, o segurado vinha sofrendo com a instabilidade dos canais de atendimento — o que não era esperado, como mostrou o Jornal Nacional.

Em nota, o INSS afirmou que foi surpreendido com a situação e vem mantendo contato diário com a Dataprev. Disse, também, que antecipou agendamentos previstos entre os dias 28 e 30 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.