Imagem: Prefeitura de Nova Lima

PUBLICIDADE

JORNAL SEMPRE – Esta sexta-feira, dia 30, deve ser marcada por tempo instável em grande parte do Brasil. As regiões Sul e Sudeste merecem atenção especial devido à formação de um ciclone extratropical no oceano, fenômeno que favorece a ocorrência de chuvas persistentes e, em alguns momentos, de forte intensidade.

O sistema começou a se organizar próximo à costa de São Paulo e do Paraná e deve atuar em conjunto com áreas de baixa pressão, calor e umidade, o que aumenta a chance de temporais.

PUBLICIDADE

Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).

E em Nova Lima?

Em Nova Lima, a previsão para esta sexta-feira indica chuva com volume entre 20 e 30 milímetros por hora, além de tempestades acompanhadas por rajadas de vento que podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora. A chuva deve ocorrer com intensidade moderada, conforme comunicado da Defesa Civil. O alerta é válido até as 10h de sábado, dia 31 de janeiro.

A Defesa Civil orienta a população a evitar pontos de alagamento, devido ao risco de correnteza, buracos e doenças. Também é recomendado manter distância de árvores e áreas abertas, não permanecer em piscinas, rios ou lagos e evitar o uso de aparelhos conectados às redes telefônica e elétrica durante as tempestades.

Em situações de emergência, os telefones disponíveis são 199 e 193.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.