JORNAL SEMPRE – A Prefeitura de Nova Lima formalizou, na última quarta-feira, dia 21, a adesão ao Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), iniciativa que reforça as ações de prevenção de desastres no município. O plano tem como objetivo orientar o mapeamento de áreas vulneráveis, definir prioridades de investimento e adotar medidas preventivas voltadas à preservação de vidas.
“Sem dúvidas, será um trabalho que fará toda a diferença para enfrentarmos esses desafios que são históricos em Nova Lima. É uma situação que o nosso governo tem tratado com atenção e investimentos, incluindo a criação inédita do Plano Municipal de Contingência e o aumento significativo da nossa equipe de Defesa Civil, cuja área deixou de ser uma coordenadoria, tornando-se secretaria, além da adoção da tecnologia para atuação da pasta”, destaca o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez.
O PMRR será desenvolvido com apoio da Secretaria Nacional das Periferias, do Ministério das Cidades, em cooperação técnica com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Em Nova Lima, os estudos técnicos e as atividades de campo ficarão sob responsabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do curso de Geologia.
O plano prevê a identificação e o mapeamento de riscos geo-hidrológicos, como deslizamentos, cheias, enxurradas e inundações, além da definição de áreas prioritárias para intervenção. A partir desse levantamento, o município contará com uma carteira estruturada de ações, que inclui obras, monitoramento, iniciativas de educação preventiva e medidas de gestão de riscos.
Além de orientar investimentos e subsidiar a captação de recursos estaduais e federais, o PMRR fortalece a governança municipal e amplia a participação da comunidade nas decisões. Em Nova Lima, o plano também se articula ao Projeto Desenvolvimento Urbano Integrado com enfoque na Redução de Riscos de Desastres Geo-hidrológicos (DUI-RUI Cidades), da Fiocruz em parceria com o Ministério das Cidades.
“O Plano Municipal de Redução de Riscos tem como premissa mapear e compreender como os processos de risco ocorrem na cidade, identificando e classificando as áreas mais vulneráveis, do ponto de vista geológico e hidrológico. A partir desse diagnóstico, são propostas soluções técnicas, como estimativa de custos, para reduzir ou eliminar riscos que afetam diretamente a população”, afirma Maria Giovana Parisi, Geóloga Coordenadora do PMRR.

