SEMPRE NOVA LIMA – A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) volta a se configurar sobre o Brasil entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, marcando a segunda ocorrência do fenômeno neste mês. Típica do verão, a ZCAS é um dos principais sistemas responsáveis pela formação de chuvas no país, caracterizada por uma grande zona de convergência de umidade que provoca precipitações intensas e persistentes em diversas regiões por vários dias.
De acordo com os meteorologistas, a circulação dos ventos em níveis médios e altos da atmosfera será favorável à organização da ZCAS nesta segunda-feira, dia 19. A passagem de uma nova frente fria pela costa do Sudeste, prevista para ocorrer entre os dias 19 e 21 de janeiro, deve reforçar e consolidar a formação do sistema.
As áreas de instabilidade associadas a essa segunda ZCAS de janeiro devem atingir grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de áreas da Bahia, do Pará, do Tocantins e também dos estados do Amazonas, Rondônia e Acre.
Em Nova Lima, a previsão do tempo indica dias de chuva e céu nublado ao longo do período de atuação do fenômeno.
A Climatempo alerta que os elevados volumes de chuva previstos durante esse episódio podem provocar transtornos à população, como enchentes, alagamentos em áreas urbanas e deslizamentos de terra, em razão do solo encharcado.
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.



