SEMPRE NOVA LIMA – Quatro prefeituras da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Nova Lima e a capital mineira, articulam com o governo de Minas Gerais uma solução definitiva para o transporte público na Grande BH. Os municípios concordam que o modelo metropolitano atualmente em vigor não é viável, nem traz benefícios, e defendem a necessidade de uma reformulação.
A previsão é que uma proposta seja construída por um corpo técnico composto por representantes dos municípios e apresentada aos prefeitos e ao governador Romeu Zema (Novo) entre os meses de abril e maio deste ano.
De acordo com informações divulgadas pela Itatiaia, uma das alternativas em estudo pelo Grupo Técnico de Integração (GT Integração) é a criação de uma governança única para a gestão do transporte público nos municípios da região metropolitana.
Na década de 1980, o transporte público da Grande BH era administrado pela Companhia de Transportes Urbanos da Região Metropolitana, a Metrobel, criada em 1978. A autarquia, no entanto, era gerida exclusivamente pelo governo estadual, sem a participação das prefeituras. No modelo atualmente discutido, a administração do transporte público passaria a ser compartilhada entre os municípios e o governo de Minas Gerais.
Hoje, no Brasil, apenas as regiões metropolitanas de Vitória, no Espírito Santo, Recife, em Pernambuco, e Goiânia, em Goiás, adotam um sistema de transporte público integrado, baseado em parcerias entre prefeituras e governos estaduais.



