Imagem: Reprodução/Instagram

SEMPRE NOVA LIMA – O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), apontou a mobilidade urbana e o déficit habitacional como dois dos principais desafios enfrentados pelo município. Em entrevista à Rádio Itatiaia, ele destacou a necessidade de ampliar as alternativas para “desafogar” o trânsito da Grande BH.

“Essa é uma questão metropolitana, mas Nova Lima é muito impactada porque possui uma única artéria que conecta o município à capital, a MG-030, que se sobrecarrega não apenas pelo fluxo de Nova Lima, mas também pelo de cidades vizinhas, como Raposos e Rio Acima”, disse.

Como exemplo de medida adotada para amenizar o problema, João Marcelo citou a pavimentação do trecho da MG-437, que liga Nova Lima a Sabará. A expectativa é que a obra beneficie moradores das duas cidades e de municípios do entorno, além de funcionar como uma rota alternativa para facilitar o acesso à região Leste de Belo Horizonte.

Transporte metropolitano

Ao tratar da mobilidade urbana, o prefeito também chamou atenção para o transporte metropolitano e para a falta de integração entre os 34 municípios da Grande BH. Ele ressaltou que, embora o transporte intermunicipal seja de responsabilidade do Governo de Minas Gerais, os prefeitos reconhecem a necessidade de um sistema integrado. De acordo com ele, atualmente há diferentes modelos de operação, o que obriga o usuário a utilizar mais de um cartão e conviver com a sobreposição de linhas.

João Marcelo afirmou ainda que, na condição de presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Granbel, o tema tem sido debatido internamente e conta com a disposição do secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno, para avançar nas discussões. “Esperamos manter esse espírito do governo do Estado para promover uma integração cada vez melhor, gerando qualidade de vida para o cidadão que, muitas vezes, fica preso no trânsito por duas ou três horas”, avaliou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This will close in 0 seconds

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.