
SEMPRE NOVA LIMA – Um dia após um tornado destruir cerca de 80% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja (perigo) para chuvas e ventos intensos em grande parte do Sudeste, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O aviso, que vale entre as 7h47 deste sábado (8) e 23h59 de domingo (9), prevê chuvas entre 30 e 100 milímetros por dia, ventos que podem variar de 60 a 100 km/h e possível queda de granizo.
Segundo o INMET, há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A população deve evitar áreas abertas, não se abrigar sob árvores e desligar aparelhos elétricos durante as tempestades.
O fenômeno que atingiu o Sul do país nesta sexta-feira (7) provocou destruição em várias cidades, mas Rio Bonito do Iguaçu foi a mais impactada. O tornado deixou casas destelhadas, postes e árvores caídas e danos severos à infraestrutura local.
A instabilidade atmosférica agora se desloca para o Sudeste, elevando o potencial para tempestades severas neste fim de semana. Em Minas Gerais, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, além do Sul e Zona da Mata, estão dentro da área de risco.




