SEMPRE NOVA LIMA – O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), concedeu uma entrevista exclusiva ao Sempre Nova Lima para falar sobre sua participação no Fórum de Prefeitos 2025, realizado na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento é um dos principais encontros internacionais dedicados ao futuro das cidades e reúne prefeitos, ministros, diplomatas, especialistas e investidores de mais de 100 cidades do mundo.
Em entrevista, o prefeito afirmou que participar do Fórum representa um marco importante para o município. “É uma grande honra para mim e um espaço importante para Nova Lima, para Minas Gerais e o Brasil. Estar aqui significa levar a nossa cidade para uma conversa global sobre o futuro. Estamos provando que liderança, inovação e parcerias podem transformar desafios locais em exemplos globais”, destacou.
A cada edição bienal, o Fórum discute temas como transformação digital e futuros urbanos, liderança, cidades e desenvolvimento econômico, qualidade de vida, soluções ambientais e regeneração urbana. A programação inclui também uma visita a Masdar City, em Abu Dhabi, considerada uma referência mundial em sustentabilidade e inovação em tecnologias limpas.
De acordo com o prefeito, todos esses pontos são de importância para o município. “A transformação digital vai nos ajudar a planejar melhor e tornar os serviços mais eficientes. A regeneração urbana, como o Nova Vila por exemplo, vai reconectar as pessoas com o meio ambiente e com a identidade da cidade. E a qualidade de vida é o nosso objetivo principal e já somos reconhecidos nacionalmente por isso. Queremos que a tecnologia sirva às pessoas e estamos fazendo isso em Nova Lima, com o nosso aplicativo, Wi-Fi em locais públicos, digitalização dos processos, o nosso 156, a Celima, entre tantos outros.”
João Marcelo será o único prefeito brasileiro a palestrar durante o evento. Ele apresentará uma fala sobre inovação urbana, sustentabilidade e requalificação de áreas degradadas, destacando o Projeto Nova Vila, em parceria com a AngloGold.
“O Projeto Nova Vila e um símbolo de transformação. Ele transforma uma antiga área de mineração em um novo bairro vibrante e sustentável — com moradia, áreas verdes, cultura, inovação e negócios. É um exemplo vivo de como uma cidade pode transformar um passivo ambiental em um ativo social e econômico. O Nova Vila é um dos primeiros modelos de regeneração urbana pós-mineração da América Latina, sem dúvida algo que pode inspirar cidades em todo o mundo”, disse.
A participação em Dubai também é vista como uma oportunidade para atrair investimentos e novas parcerias. “Dubai é um polo global de inovação, sustentabilidade e cidades inteligentes. Estamos aqui para trocar experiências, mas também para construir pontes. Um exemplo disso foi o nosso encontro com o Embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Sharif Alsuwaidi, e o Embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Romeiro. O encontro reforçou a importância de relações fortes, baseadas em negócios e cooperação, além termos conectados as equipes da Embaixada e da Prefeitura, abrindo novos caminhos para investimentos e parcerias”, finalizou.





