SEMPRE NOVA LIMA – O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), iniciou na última terça-feira, dia 7 de outubro, a aplicação da prova eletrônica de legislação na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Nova Lima. A iniciativa integra o processo de modernização dos serviços públicos e deve beneficiar cerca de 146 mil moradores de Nova Lima, Raposos e Rio Acima.
Antes da mudança, a prova de legislação era aplicada de forma manual a cada 21 dias no município, em uma sala da Casa do Educador, sendo, em média, 120 exames agendados por etapa. Com a digitalização e a incorporação do serviço pela UAI, as provas passam a ser feitas de forma contínua, o que amplia a oferta e facilita o acesso de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ao todo, serão 576 exames mensais de legislação, além de 32 provas de reciclagem, 28 exames especializados e quatro exames de renovação da CNH. Todo o processo será informatizado e integrado aos sistemas estaduais de trânsito, visando garantir mais rapidez e segurança aos candidatos.
“A UAI Nova Lima foi inaugurada no início de setembro pelo Governo de Minas, em parceria com a prefeitura do município, e já estamos disponibilizando novos serviços para a população. Com a prova eletrônica, ampliamos a eficiência e oferecemos aos cidadãos um atendimento modernizado”, afirma a diretora Central de Gestão das UAIs, Marina Kleinhappel.
A unidade já presta serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), recuperação de acesso à conta Gov.br, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), recadastramento de servidores inativos, protocolo municipal, Procon e Núcleo de Assistência Jurídica (NAJ).