Imagem: Câmara Municipal de Nova Lima

SEMPRE NOVA LIMA – Na última terça-feira, dia 9, a Câmara Municipal de Nova Lima realizou mais uma Sessão Ordinária, marcada pela votação de projetos voltados à saúde mental e ao fortalecimento da cultura local. A reunião também contou com a presença da jovem vereadora Jennifer Sodré, escolhida por meio do programa Câmara nas Escolas, o que trouxe um destaque especial ao encontro.

Confira os Projetos de Lei aprovados pelos vereadores:

  • PL nº 2.569/2025, de autoria dos vereadores Anísio Clemente Filho e Glíverson Marques, que cria o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) em Nova Lima, em conformidade com a Política Nacional de Saúde Mental.
  • PL nº 2.573/2025, do vereador Nilton Cruz, que institui o Dia Municipal do Carrinho de Rolimã, fortalecendo a identidade cultural e as tradições da cidade. Representantes do movimento estiveram presentes.
  • PL nº 2.586/2025, de autoria dos vereadores Cláudio José de Deus e Gliverson Marques, que institui e inclui a Feirinha do Bairro Retiro no Calendário Oficial de Eventos do Município de Nova Lima. Os comerciantes também estiveram presentes e aplaudiram de pé após o texto ser encaminhado para sanção do prefeito.
  • PL nº 482/2025, de autoria do vereador Anísio Clemente Filho, que concede título de Cidadão Honorário ao Sr. Airton Eustáquio Braga.

Já o PL nº 2.572/2025, de autoria do vereador Mael, que autoriza o Executivo a celebrar convênios com clínicas de reabilitação para custeio de internações de pessoas em situação de dependência química, teve pedido de vistas pelo vereador Pedro Dornas e seguirá em análise.

Também foram lidos pareceres de comissões sobre propostas que tratam de mobilidade urbana, saúde pública, cultura, segurança, valorização da mulher e incentivo à educação tecnológica e profissional.

Juventude presente

Durante a plenária, Jennifer Sodré acompanhou os debates e, ao final, discursou ao microfone. Eleita pelos 14 colegas como Presidente da Mesa Diretora Jovem, a estudante representou a juventude nova-limense e ressaltou a importância da presença dos jovens na política e na construção de uma cidade mais participativa.

“É muito gratificante poder estar aqui. E o Câmara nas Escolas trazendo esse acesso do jovem ao Legislativo é muito importante, porque quebra um pouco da dificuldade daquele acesso do jovem ao vereador. E também dá voz à juventude. O jovem hoje necessita de oportunidade. Oportunidade na educação, oportunidade ao acesso à cultura, ao lazer, ao esporte…”, disse a Presidente jovem ao lado da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

A presença de Jennifer foi recebida com entusiasmo pelos parlamentares e pelo público, simbolizando o incentivo à formação cidadã e política dos jovens da cidade. “O Câmara nas Escolas está aí para provar que a política, quando ela é praticada por pessoas boas e que tem boa vontade, ela tem, sim, capacidade para mudar a vida, não só dela, mas das pessoas”, concluiu o Presidente da Casa, Thiago Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.