SEMPRE NOVA LIMA – A delegada de Polícia Civil, Mellina Clemente, destacou durante participação no Podcast Sintonia Feminina, do jornal Sempre Nova Lima, os diferentes tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Ela destacou que muitas pessoas acreditam que a violência ocorre apenas na forma física, o que não corresponde à realidade. A delegada explica que, além da física, ocorre também na forma psicológica, causando dano emocional e diminuição da autoestima, e na forma sexual, muitas vezes sustentada por pensamentos de que “se casou, tem um dever matrimonial de ter relação sexual”, o que não tem fundamento legal nem moral.
Mellina ressaltou ainda a importância do consentimento em qualquer relação sexual. “Ele precisa ser muito claro. O silêncio ou a não resistência a qualquer violência sexual não quer dizer um sim”, explicou.
A delegada também mencionou a violência patrimonial, que pode aparecer em situações como a destruição de bens pessoais ou o controle do dinheiro da vítima, e a violência moral, caracterizada por condutas que configurem calúnia, difamação ou injúria.
Esses cinco tipos de violência — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral — estão previstos na Lei Maria da Penha, no Capítulo II, artigo 7º, incisos I, II, III, IV e V. Assista o vídeo abaixo: