a
Em julho, a Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orientou que pacientes com diabetes suspendessem temporariamente o uso dos glicosímetros e tiras reagentes da marca OK Pro, distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A medida seguiu a Nota Técnica nº 33/2025, emitida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que identificou falhas nos resultados desses equipamentos após análises realizadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
O jornal Sempre Nova Lima publicou reportagem sobre o assunto, que teve ampla repercussão e chegou ao conhecimento da empresa responsável pelo sistema de monitoramento glicêmico OK Pro. Em resposta, a empresa informou ter realizado testes de contraprova, cujos resultados foram considerados satisfatórios.
A Prefeitura de Nova Lima confirmou que o uso do material foi liberado e que o processo foi arquivado (confira o pronunciamento abaixo). Mais detalhes devem ser divulgados pela administração municipal nos próximos dias.
Pronunciamento da Prefeitura de Nova Lima
A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi concluída a avaliação das contraprovas referentes aos glicosímetros e fitas reagentes da marca OK PRO, fabricados pela empresa Biomolecular Technology Comércio, Importação, Exportação e Distribuição de Materiais Médicos e Laboratoriais Ltda., detentora do registro do sistema de monitoramento glicêmico OK PRO do fabricante Ok Biotech CO. Ltd.
Os exames, realizados pela Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/FIOCRUZ), atenderam a solicitação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e confirmaram que não houve comprovação de irregularidades, sendo os produtos considerados próprios para consumo. Dessa forma, foi liberada a utilização e determinado o arquivamento do processo.
O monitoramento da empresa continuará por até 1 (um) ano, conforme acordo firmado com a Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais (VISA/MG) e a Gerência de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Produtos para a Saúde (GIPRO/ANVISA), visando garantir a manutenção da qualidade dos produtos.
A Prefeitura de Nova Lima reitera seu compromisso com a segurança, a qualidade e a transparência na oferta de insumos e serviços à população, seguindo rigorosamente as orientações técnicas e legais para assegurar o melhor cuidado em saúde.