Minas Gerais encerrou 2024 como o segundo estado com maior número de rótulos de cerveja registrados no país. Foram 6.538 produtos, ficando atrás apenas de São Paulo, que soma 12.803 registros. O desempenho positivo contrasta com o cenário nacional, que apresentou uma queda de 5,4% no total de produtos registrados. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última quarta-feira, dia 6, por meio do Anuário da Cerveja 2025.

No ranking nacional dos municípios com mais produtos registrados em cervejarias, Nova Lima manteve destaque e fechou o ano na terceira posição, com 1.226 rótulos. A cidade ficou atrás de São Paulo, com 2.099 registros, e de Porto Alegre, com 1.594. Outras três cidades mineiras também figuram entre as dez primeiras colocadas: Juiz de Fora, em 5º lugar, com 818 rótulos; Uberlândia, em 9º, com 658; e Belo Horizonte, em 10º, com 610.

Registro de estabelecimentos

O número de cervejarias registradas no Brasil cresceu 5,5% em 2024, com a abertura de 102 novos estabelecimentos. O país alcançou um total de 1.949 cervejarias no período. Minas Gerais ocupa a quarta colocação nacional nesse quesito, com 242 estabelecimentos, atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Já entre os municípios com dez ou mais cervejarias registradas, Nova Lima aparece na sexta posição, com 21 unidades. Em Minas, apenas Belo Horizonte está à frente, ocupando o quarto lugar nacional, com 25 estabelecimentos. Juiz de Fora ocupa sétimo lugar, com 20 estabelecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.