O vereador e presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, Thiago Almeida (PSD), criticou a construção do terminal intermunicipal proposto pelo governo de Minas Gerais, viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
O novo terminal deve ser implantado em uma área de mais de 12 mil metros quadrados, nas proximidades da rodovia MG-030, no bairro Fazenda do Benito. A proposta é concentrar ali todos os embarques e desembarques das linhas metropolitanas da Saritur que atendem a sede de Nova Lima. As linhas existentes serão mantidas, mas deixarão de levar os passageiros diretamente aos destinos finais.
Para Thiago Almeida, o objetivo do terminal é de fato impedir que os ônibus façam embarque e desembarque nos bairros de Nova Lima, o que, segundo ele, penaliza mais uma vez a população. “Não se faz política pública ignorando a realidade de milhares de trabalhadores”, criticou em suas redes sociais.
O vereador questiona por que não implantar um terminal nas proximidades do BH Shopping, uma reivindicação antiga de todos os vereadores do município. Ele também destaca que a população de Nova Lima, bem como a de cidades vizinhas como Rio Acima e Raposos, que também podem ser impactadas, não foi ouvida.
Thiago afirma que construir um terminal sem considerar as reais necessidades dos moradores de Nova Lima evidencia a falta de diálogo com quem mais depende do transporte público.