Moradores de Nova Lima denunciaram ao MG2 a contaminação por esgoto do Córrego de Fechos, que atravessa uma estação ecológica protegida e integra a bacia do Rio das Velhas, responsável pelo abastecimento de diversas cidades da Grande BH. Devido à gravidade do problema, a Copasa foi multada em R$ 4 milhões pela Prefeitura de Nova Lima.
As águas da Estação Ecológica de Fechos, área de Mata Atlântica localizada às margens da BR-040, abastecem mais de 200 mil pessoas nos bairros da região Centro-Sul de Belo Horizonte e em Nova Lima.
Segundo relatos de moradores, o esgoto teria origem no bairro Jardim Canadá e estaria sendo despejado no córrego. A água contaminada que passa pela estação ecológica segue seu curso e chega até Macacos, onde moradores também relataram alterações nos cursos d’água, mesmo estando a quilômetros de distância.
A população cobra providências tanto para a preservação ambiental quanto para a saúde da comunidade. Em nota ao MG2, a Prefeitura de Nova Lima confirmou a aplicação da multa à Copasa e informou que cobra ações efetivas. Segundo a administração municipal, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da região precisaria passar por obras de ampliação, já que o sistema atual não tem capacidade para tratar todo o volume de esgoto.
A Copasa, por sua vez, declarou que uma equipe identificou uma falha no sistema de bombeamento, que já teria sido resolvida. No entanto, a companhia não respondeu aos questionamentos sobre a situação da ETE e se ela está, de fato, operando abaixo da capacidade necessária.