Foto: Reprodução

O Irã atacou, nesta segunda-feira, dia 23, bases militares dos Estados Unidos no Catar em retaliação a bombardeios americanos contra instalações de seu programa nuclear. Além disso, Teerã afirmou também ter atacado no Iraque.

Um dos alvos foi a base de Al Udeid, no Catar, a maior base dos EUA na região, que abriga mais de 10 mil soldados. De acordo com um oficial israelense, seis mísseis foram lançados neste ataque.

Além do ataque à base aérea americana, diversas explosões em Doha, capital do Catar, foram ouvidas por testemunhas da agência de notícias Reuters.

Segundo uma agência de notícias iraniana, os ataques a bases americanas no Catar e no Iraque fazem parte de uma operação militar chamada “Anunciação da Vitória”. O espaço aéreo do Catar e do Emirados Árabes Unidos se encontram fechados.

Os Emirados Árabes Unidos informaram que estão monitorando os desdobramentos dos ataques. Já a Casa Branca declarou estar ciente da possibilidade de um ataque e segue acompanhando de perto potenciais ameaças à base aérea de Al Udeid.

Em comunicado divulgado após os ataques, as forças armadas do Irã afirmaram que nenhum ataque contra seu território ficará sem resposta.

O ataque iraniano é interpretado como uma retaliação à operação militar “Martelo da Meia-Noite”, conduzida na noite do último sábado, dia 21, quando a força aérea dos EUA utilizou aeronaves e mísseis, incluindo bombas de penetração maciça, para atacar as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan.

O Pentágono revelou que a operação contou com uma “pegadinha” com bombardeiros como isca para distrair as defesas iranianas, garantindo o elemento surpresa. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou o presidente Donald Trump, afirmando que o ataque “mudará a história”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.