A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, virou palco de megaeventos que movimentam mais de R$ 300 milhões e geram empregos na cidade. O sucesso é resultado da parceria entre a prefeitura e a produtora Bonus Track, que criou o “Todo Mundo no Rio”, responsável por transformar maio em alta temporada na cidade com grandes espetáculos.
Em Belo Horizonte, o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) quer adotar o mesmo modelo e já negocia para trazer shows internacionais à capital mineira.
“Vamos escolher uma data para podermos, anualmente, colocar no calendário da cidade e trazer um grande evento para BH. Iremos mostrar para todo o mundo, para todo o Brasil, que Belo Horizonte é, sim, a terceira maior capital do país e vai colar ainda mais na primeira e na segunda, São Paulo e Rio de Janeiro, ou vice-versa”, afirmou em entrevista para a Itatiaia.
No primeiro ano de mandato, o prefeito Álvaro Damião defende que é preciso mudar a visão de que eventos culturais geram apenas custos para Belo Horizonte.
“É preciso mostrar para BH o quanto é bom você ter um grande evento. Porque gera dinheiro, emprego, alegria, entretenimento, divulgação para a cidade, fazendo com que o Brasil inteiro venha, o mundo inteiro, então a gente só ganha com isso”, defendeu.
De acordo com a Itatiaia, o prefeito também afirma que Belo Horizonte está pronta para receber eventos de grande porte. Segundo ele, ainda há entraves burocráticos que tornam a cidade menos atrativa para produtoras e patrocinadores, mas a expectativa é simplificar esses processos nos próximos meses.
Sobre a possibilidade de realizar os eventos já no próximo ano, Damião garante que é viável, embora ressalte que a decisão não depende apenas da prefeitura.