O sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Ações Preventivas (CIAP), da Prefeitura de Nova Lima, tem sido um importante aliado das forças de segurança municipais e estaduais na resolução de crimes.
Apenas na primeira quinzena de maio, a atuação conjunta entre a Guarda Civil Municipal e as polícias Militar e Civil contribuiu para esclarecer dois homicídios, sendo um registrado em Nova Lima e outro em Belo Horizonte, envolvendo moradores nova-limenses.
O trabalho integrado das forças de segurança conta com um moderno sistema de tecnologia, que funciona ininterruptamente, 24 horas por dia. As câmeras possuem resolução 4K, rotação de 360°, zoom integrado de até 25 vezes e tecnologia de detecção de movimentos suspeitos, o que permite o envio rápido de equipes para o local. As imagens captadas ficam armazenadas e podem ser utilizadas em investigações conduzidas pela Polícia Civil.
Outro destaque entre os avanços na segurança pública de Nova Lima é a implantação dos chamados “botões de pânico”. Distribuídos em pontos estratégicos da cidade, esses dispositivos permitem contato direto e imediato com o Centro Integrado de Ações Preventivas (CIAP) assim que são acionados, proporcionando uma resposta rápida em casos de emergência. Confira abaixo os locais onde estão instalados:
– Praça José Gomes Dazinho Pimenta, a Praça dos Mineiros, no Centro;
– Praça Maria Alves Leocádia, no bairro Honório Bicalho;
– Praça Quatro Elementos, no bairro Jardim Canadá;
– Espaço Cultural Piero Garzon Henrique, no bairro Chácara Bom Retiro;
– Rodoviária Oswaldo Mello, no Centro.