A Câmara Municipal de Nova Lima realizou, nesta segunda-feira, dia 19 de maio, no Plenário da Casa Legislativa, o lançamento oficial do projeto “Câmara nas Escolas”. A proposta visa fortalecer a educação cidadã, política e legislativa entre os estudantes do ensino médio do município, incentivando o engajamento juvenil na política e a formação de novas lideranças conscientes.
O projeto será realizado entre maio e dezembro de 2025, em uma fase piloto que contemplará exclusivamente cinco escolas estaduais previamente selecionadas. A iniciativa inclui oficinas, palestras com autoridades convidadas e uma simulação do processo legislativo, permitindo que os alunos experimentem, de forma prática, como funciona a democracia e o trabalho do Legislativo Municipal.
De acordo com informações da Câmara Municipal, os estudantes poderão se candidatar por meio de partidos temáticos simbólicos, que representam áreas de interesse público, servindo como base para os projetos de lei que serão desenvolvidos. Cada candidato deverá apresentar um resumo de proposta legislativa baseada no tema do partido escolhido, com foco em problemas reais da escola, do bairro ou da cidade, trazendo uma ideia viável de solução por meio de uma possível lei.
Durante o processo, haverá campanha eleitoral nas escolas, com debates, sabatinas, uso de cartazes, vídeos e rodas de conversa. A iniciativa também contará com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
As escolas participantes são:
- Escola Estadual Maria Josefina Sales Wardi;
- Escola Estadual Josefina Wanderley Azeredo;
- Escola Estadual João Felipe da Rocha;
- Escola Estadual Deniz Vale;
- Escola Estadual Augusto de Lima