PUBLICIDADE

Por Jean Silva

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Nova Lima realizou, nesta quinta-feira (24), uma audiência pública para debater a falta de medicamentos nas farmácias municipais. O debate foi requerido pelo vereador Wesley de Jesus (Republicanos), após denúncias de desabastecimento registradas desde o início do ano e presidida por Gliverson Marques (Cidadania).

Segundo levantamento do mandato de Wesley, 22 medicamentos chegaram a faltar nas unidades, entre eles remédios para diabetes, hipertensão, colesterol e problemas cardíacos. Em nova vistoria realizada esta semana, o número de medicamentos em falta caiu para seis, com expectativa de normalização até segunda-feira (28), segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

PUBLICIDADE

Durante a audiência, a secretária Alice Neto pediu desculpas pela demora em prestar esclarecimentos e destacou que o problema se deve a fatores externos, como atrasos de fornecedores, dificuldades na obtenção de matéria-prima e falhas nos registros de preços feitos pelo governo estadual. “Trabalhamos incansavelmente para garantir os medicamentos à população”, afirmou. O Sempre já falou sobre a dificuldade que outras cidades têm observado para comprar medicamentos, depois de uma proposta do vereador Wesley para uma CPI sobre o tema.

O diretor da farmácia municipal, Michel Magalhães, destacou que todo o processo de entrada, controle e distribuição dos remédios é monitorado por sistema digital. Já o gerente de assistência farmacêutica, Sandro Rossi Lara, explicou que são realizados relatórios mensais para rastrear o estoque e a demanda.

PUBLICIDADE

Durante a audiência, casos como o da moradora Maria, que aguarda fornecimento de Canabidiol via decisão judicial para seu filho atípico, e da senhora Joia Rara, que denunciou a qualidade das fraldas geriátricas distribuídas e na precariedade de atendimento dos técnicos dos postos de saúde, também foram discutidos. A secretária convidou a população a participar das reuniões do Conselho Municipal de Saúde e reforçou a importância da transparência.

A lista de medicamentos disponíveis e faltantes pode ser consultada neste site.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.