Imagem: Vale/Divulgação

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 16 de abril, às 10 horas, a Defesa Civil Municipal, com o apoio da Vale, promoverá um simulado prático de emergência das barragens da Mina de Águas Claras (MAC), em Nova Lima.

O exercício será destinado à população que reside, trabalha ou transita na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas 5, 6, 7A e 7B da MAC, englobando os bairros Alvorada, Boa Vista, Bonfim, Cabeceiras, Cariocas, Cascalho Centro, Cristais, Cruzeta, Galo, Mata do Engenho, Mingu, Olavo, Oswaldo Barbosa Pena, Parque Santo Antônio, Retiro, Rosário, Santa Cruz, São Sebastião, Vila Padre Valeriano, Vila Passos e Vila São Luiz.

Não houve mudanças nos níveis de emergência e segurança dessas estruturas. A ação é de caráter preventivo e está em conformidade com os requisitos legais do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Seu principal objetivo é reforçar a cultura de prevenção e fornecer orientações para os moradores da área, bem como para visitantes, órgãos públicos e funcionários da empresa, sobre os procedimentos a serem seguidos em caso de uma emergência real.

PUBLICIDADE

A participação no simulado é voluntária, sendo um direito da comunidade. Trata-se de uma oportunidade para os participantes se familiarizarem com as medidas de segurança e os processos de autossalvamento. Além disso, o exercício permite que representantes dos órgãos públicos inspecionem e avaliem o funcionamento da sinalização de emergência e do sistema de alerta e alarme.

No horário do exercício simulado, ocorrerá o toque real de sirenes, mas antes disso, uma mensagem será transmitida informando que se trata de um exercício. Ao ouvir o alerta sonoro, as pessoas presentes na região deverão seguir as placas indicativas das rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro mais próximos, que são as áreas seguras.

A Zona de Autossalvamento (ZAS) é a área onde se considera que não há tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentes em uma situação de emergência envolvendo barragens de mineração. A área é definida pela maior das seguintes distâncias: 10 km ou a extensão que corresponda ao tempo de chegada da onda de inundação – ou seja, caminho pelo qual o conteúdo da barragem seguiria em caso de rompimento – igual a 30 minutos.

Como preparação para o simulado, a Vale promoveu, no dia 2 de abril, um seminário orientativo sobre a participação da comunidade na atividade, além de esclarecer as dúvidas sobre segurança e condições das barragens.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.