A população de Minas Gerais deve atingir o pico de 21,9 milhões de habitantes em 2037. A partir dessa marca, a tendência é de queda, com estimativa de 21,7 milhões de moradores até 2047.
A projeção é baseada nos dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e serviu como base para a Fundação João Pinheiro (FJP) elaborar estimativas populacionais para os 853 municípios mineiros e para as 13 Regiões Geográficas Intermediárias (RGInt) do estado.

Nova Lima, por outro lado, está entre os dez municípios com maior crescimento populacional projetado, de acordo com o estudo. A estimativa é que, em 2047, a cidade alcance aproximadamente 164.668 habitantes — sendo 81.650 homens e 83.018 mulheres. Confira os dados detalhados no gráfico abaixo.

Dos dez municípios com maior crescimento populacional projetado, nove são de médio porte — com população entre 20 mil e 120 mil habitantes — e estão concentrados na região metropolitana de Belo Horizonte. São eles: Esmeraldas, Sarzedo, Juatuba, Mateus Leme, Igarapé, São José da Lapa, Conceição do Mato Dentro, Lagoa Santa e Nova Lima.

As projeções populacionais, além de contribuírem para entender a dinâmica demográfica atual, também são essenciais para antecipar futuras demandas em áreas como saúde, habitação, educação, saneamento básico e outros setores fundamentais.
“O desafio será complexo e exigirá políticas públicas integradas e coordenadas, com ações que contemplem simultaneamente o presente e o futuro, voltadas para mitigar os impactos negativos da redução da população em idade ativa e do avanço do envelhecimento populacional”, avalia Denise Maia.
Segundo a pesquisadora, nesse cenário, será essencial elaborar diagnósticos aprofundados sobre as vocações econômicas de cada município e região, identificando setores estratégicos para fomentar um desenvolvimento econômico sustentável.
“Essas análises fornecerão a base necessária para direcionar investimentos adequados que estimulem a formação e a qualificação profissional da juventude em áreas de alta empregabilidade, capazes de impulsionar setores-chave da economia regional”, afirma.
Pesquisa
As informações fazem parte da publicação Projeções Populacionais: Minas Gerais e Regiões Geográficas Intermediárias 2027-2047. A base de dados, com informações detalhadas por município, sexo e faixas etárias, está disponível neste link. A Fundação João Pinheiro (FJP) também disponibilizou um painel interativo que facilita a consulta e visualização dos dados.