Na última sexta-feira, dia 21, Galbiner Macedo Delfino, de 37 anos, foi preso em Nova Lima em uma operação realizada em conjunto pelo Ministério Público de Minas Gerais (2ª Promotoria de Justiça de Inhapim – Promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro) e pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O acusado responde pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica, em processos que estão em andamento na Comarca de Inhapim.
Segundo as informações, o caso teve início em 25 de agosto de 2023, quando uma vítima procurou a Polícia Militar de Inhapim para relatar um ocorrido. Ela foi informada, por meio de notificação do Cartório de Protesto de Inhapim, sobre um débito referente ao IPVA de um caminhão VW/8.160 DRC 4X2, placa RFC-0E82, que estava registrado em seu nome. No entanto, a vítima não havia adquirido tal veículo.
Além disso, a vítima contou que havia negociado a compra de uma Chevrolet S-10, mas, após realizar o pagamento, nunca recebeu o carro. Posteriormente, descobriu que a caminhonete havia sido vendida a um terceiro sem seu consentimento, com a assinatura no documento de transferência falsificada.
“A ação reforça o compromisso da Justiça com a proteção dos cidadãos e a repressão aos crimes contra o patrimônio”, destacou o promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro.
O processo penal segue na 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Inhapim. Se condenado, o réu poderá ser sentenciado a uma pena de reclusão de 1 a 5 anos, além de ter que pagar multa.