A Gasmig está destinando aproximadamente R$ 8 milhões para expandir o Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) no bairro Vale do Sereno, em Nova Lima. As obras, que totalizarão 8.132 metros de extensão, têm previsão de término até o fim de junho de 2025.
“A expansão da rede de gás canalizado em Nova Lima possibilita maior oferta de um energético mais seguro, prático e sustentável. Além disso, é um fator de atração para novos empreendimentos dos segmentos atendidos, sejam estes industriais, comerciais ou residenciais”, disse Carlos Camargo de Colón, presidente da Gasmig.
De acordo com dados da Gasmig, a instalação subterrânea do gasoduto reduz o risco de acidentes e elimina a necessidade de estocagem em botijões. Além disso, por ser canalizado, o fornecimento de gás ocorre de forma direta e contínua, evitando interrupções inesperadas.
Colón destaca que a rede atual em Nova Lima possui cerca de 60 quilômetros de extensão. Com a expansão em andamento no Vale do Sereno, serão construídos aproximadamente 8 quilômetros de rede, possibilitando o atendimento a 750 unidades residenciais e oito estabelecimentos comerciais.
“A expansão da rede da Gasmig, em Nova Lima, atende a clientes dos segmentos industrial, comercial e residencial, com destaque para uma grande empresa do setor extrativo mineral, empresas do segmento farmacêutico e diversas cervejarias artesanais. No mercado urbano são atendidos os bairros Vila da Serra e Vale do Sereno, além do Alphaville. Neste mercado varejista, concentram-se atendimentos a restaurantes e similares, hospitais, setor hoteleiro e condomínios residenciais de alto padrão. A região está em franca expansão imobiliária”, explicou.
A expansão da rede de distribuição da Gasmig em Nova Lima integra o plano de investimentos de 2025. No total, serão aplicados R$ 285 milhões no Estado para a construção de 193 quilômetros de redes.
O projeto prevê a continuidade do Projeto Centro-Oeste, com a conclusão da Linha Tronco e implantação de linhas laterais com total de 117 quilômetros no ano. Além disso, existe previsão de atendimento a bairros de Belo Horizonte, Nova Lima e Ipatinga, acrescentando mais 76 quilômetros de novas redes.
*Com informações do Diário do Comércio