A chuva de ontem assustou os moradores de Nova Lima, Belo Horizonte e região. A Defesa Civil e a prefeitura já haviam emitido alertas sobre os perigos e a possibilidade de muita chuva.
Neste domingo o alerta se estendeu e a Defesa Civil define o status como situação de “perigo”. Nas últimas 24 horas choveu o equivalente a 23 mm, com um alerta emitido e registro de três ocorrências.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, é aguardado chuva durante toda a próxima semana. Neste domingo é esperado chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia.
“O problema é que a chuva vai vir no modelo de tempestade convectiva e com ventos fortes”, afirmou William Silva, Diretor de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil de Nova Lima. “Estamos com a equipe de plantão a postos”, disse.
A chuva convectiva é um tipo de precipitação que ocorre devido ao aquecimento intenso da superfície da Terra. Esse aquecimento faz o ar quente e úmido subir rapidamente para camadas mais altas da atmosfera, onde se resfria e condensa, formando nuvens de tempestade, assistidas no fim da tarde.
O patamar de chuva aguardado gera risco de corte de energia, queda de galhos de árvore, alagamento e descargas elétricas.