MATÉRIA DO G1
A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, cumpriu mandados de busca e apreensão contra uma consultoria, nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte. Batizada de “Consulesa”, a operação apura fraudes superiores a R$ 100 milhões nos cofres da União.
De acordo com as investigações, o sócio da empresa, com sede na capital mineira e atuação nacional, vendia supostos créditos tributários, decorrentes de processos judiciais de terceiros, para que empreendimentos e até prefeituras apresentassem à Receita como forma de quitar dívidas.
“Constatou-se que mais de 10 empresas e algumas prefeituras contrataram esse ‘serviço’ e apresentaram créditos fraudulentos para a RFB”, disse a PF.
Policiais e auditores fiscais foram até a casa e o escritório do suspeito, onde recolheram documentos e outras provas para subsidiar o inquérito.
“A soma dos valores que se pretendia compensar de forma ilícita em tributos federais seria superior a R$ 100 milhões, tendo havido a efetiva homologação de parte desta quantia e efetivo prejuízo financeiro para a União”, informaram as instituições