Foto: Flavio Tavares / O Tempo

A obra de alargamento do viaduto sobre a BR-356, que criará uma terceira faixa no sentido Belvedere-Santa Lúcia para melhorar o trânsito, já tem data prevista para início. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a licitação foi homologada e as intervenções devem começar até a primeira quinzena de novembro.

“São 30 dias para dar a ordem de serviço. Neste prazo, a empresa fará a assinatura do contrato, definirá o cronograma da obra e outras burocracias. A previsão é que até a primeira quinzena de novembro as obras sejam iniciadas”, disse Henrique Castilho, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

PUBLICIDADE

A obra, com previsão de conclusão em até dois anos, integra o pacote de mobilidade urbana nas proximidades do BH Shopping, no bairro Belvedere, na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima, anunciado pelas prefeituras de ambas as cidades. Serão quatro intervenções no total, incluindo alargamento de pistas e construção de viadutos, com duas de responsabilidade de Nova Lima e duas de Belo Horizonte.

A intervenção prevista para começar no próximo mês tem como objetivo melhorar o fluxo de trânsito na interseção entre a MGC-356 e a avenida Raja Gabaglia (Trevo BH Shopping), no bairro Belvedere.

“Atualmente, o entroncamento da avenida Raja Gabaglia com a MGC-356 é composto por um trevo em dois níveis com alças e ramos, apresentando constantemente congestionamentos. O elevado volume de veículos nessa interseção tem comprometido a capacidade do atual sistema viário, por não comportar mais a demanda do tráfego. A expectativa é que com essa obra o trânsito ali já reduza bastante”, estima.

A obra envolve o alargamento do viaduto existente, expandindo de cinco para seis faixas de tráfego; reconstrução de barreiras de segurança em concreto; solução estrutural do alargamento do viaduto existente em uma obra independente com três vãos em vigas pré-moldadas, sendo dois extremos de 9,25 m e um central de 35,40 m; adequação das alças e ramos conectando na nova configuração da pista da Raja Gabaglia; implantação de uma nova faixa de tráfego entre o Trevo e a praça Marcelo Góes Menicucci, aumentando a pista sentido Nova Lima-Belo Horizonte para três faixas de circulação.

De acordo com Henrique Castilho, antes do início das obras, a prefeitura realizará uma reunião com representantes da Superintendência de Mobilidade (Sumob), BHTrans e do BH Shopping. O objetivo é explicar as intervenções necessárias no trânsito de forma reduzir impactos para os motoristas.

“Teremos interrupções, mas o objetivo é que isso seja minimizado. Obra gera poeira e tráfego e precisa ter um planejamento integrado. Por isso pedimos a ajuda dos moradores para que tenham paciência sabendo que estamos fazendo para melhorar”.

A prefeitura vai investir R$ 16,1 milhões no projeto provenientes do Recursos Ordinários do Tesouro (ROT). A empresa vencedora da licitação terá um prazo de 720 dias, a partir da emissão da Ordem de Serviço, para concluir as obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.