Nova Lima receberá, a partir de sexta-feira, dia 11 de outubro, a exposição itinerante Mineiridades, um projeto do Memorial Vale na Casa Aristides. O projeto celebra a identidade do “ser mineiro”, permitindo que o público seja transportado para diferentes momentos da história por meio da reprodução de salas do Memorial Vale, como Barroco Mineiro, Fazendas, Caminhos e Descaminhos e Jequitinhonha.
A exposição oferece uma imersão cultural com objetos, imagens e sons que destacam a diversidade de Minas Gerais. Em cada cidade, elementos locais são integrados para valorizar as tradições da região. A mostra, com entrada gratuita, estará aberta até 19 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 21h.
Desde 2017, a exposição Mineiridades tem levado partes da primeira expografia permanente do Museu para várias cidades de Minas Gerais. Essa expografia esteve em exibição até julho de 2024, e uma nova está sendo desenvolvida sob a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca. A atual mostra será uma das últimas oportunidades para o público conhecer o acervo atual do Memorial Vale.
“Acreditamos que essa exposição é muito mais do que uma mostra de objetos e imagens. É um convite à reflexão sobre a nossa identidade e a construção de um futuro com raízes profundas no passado. Esperamos que a comunidade nova-limense se sinta acolhida e participe ativamente dessa celebração da nossa mineiridade”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale.
A exposição já passou por doze localidades de Minas Gerais. Em 2017, foi exibida em Nova Lima, Brumadinho, Ouro Preto, Congonhas, Itabirito e Itabira. No ano seguinte, 2018, as cidades de Barão de Cocais, Mariana, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e Belo Horizonte, no Shopping Boulevard, receberam a mostra. Em 2019, Mineiridades chegou a Governador Valadares, sendo exibida no GV Shopping.