Foto: Divulgação/Vale

As barragens 5-Mutuca, em Nova Lima, e Dique de Pedra, em Ouro Preto, tiveram seus níveis de emergência removidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM). As duas receberam Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, garantindo sua segurança.

Com essas duas, a empresa já retirou 15 barragens do nível de emergência desde 2022. Entre as 16 barragens que ainda estão em estado de emergência, nenhuma opera recebendo mais rejeitos. Além disso, todas as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização. As estruturas são monitoradas permanentemente, com ações constantes para melhorar a segurança.

5-Mutuca

A barragem 5-Mutuca, com um reservatório de cerca de 523 mil m², foi construída pelo método de alteamento a jusante. Embora ainda esteja ativa e receba sedimentos de estruturas próximas, não recebe mais rejeitos. A segurança e estabilidade do barramento foram confirmadas por meio de investigações geotécnicas e ensaios de laboratório, o que permitiu a retirada do nível de emergência e a emissão da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva.

Dique de Pedra

A barragem Dique de Pedra, com um reservatório de cerca de 65 mil m², foi construída pelo método de etapa única e está atualmente inativa, sem receber rejeitos. Após passar por adequações, novas avaliações feitas pelo Engenheiro de Registros (EoR) confirmaram sua condição de segurança, o que levou à emissão da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e à remoção do nível de emergência.

Desde 2019, a Vale investiu mais de R$ 9 bilhões no Programa de Descaracterização de Estruturas a Montante. Das 30 barragens incluídas no programa, 15 já foram eliminadas, com a meta de zerar as que estão em nível máximo de emergência até 2025.

Mais informações sobre a segurança e a gestão de barragens da Vale estão disponíveis em www.vale.com/barragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.