Foto: Reprodução/Redes Sociais - A praça Bernardino de Lima e no fundo a igreja

Minas Gerais se destaca com duas cidades entre as 20 melhores pontuações do Índice de Progresso Social (IPS) 2024, criado pelo professor Michael Porter, que indica o progresso social de cada espaço – como municípios. Os resultados permitem aos órgãos públicos uma análise mais detalhada das empresas e sociedades em questão, facilitando a formulação de políticas públicas e programas sociais.

Nova Lima ocupa a 17ª posição com 69,89 pontos, enquanto Caxambu está em 19º lugar com 69,69 pontos. Gavião Peixoto, em São Paulo, lidera o ranking com 74,49 pontos.

Já entre as capitais avaliadas, Belo Horizonte ficou com a terceira melhor nota, atrás apenas de Brasília (DF) e Goiânia (GO). No ranking das 20 piores cidades, Minas Gerais não aparece com nenhum município listado.

IPS Brasil

O IPS Brasil é uma iniciativa que busca calcular esse índice em escala subnacional. De acordo com os pesquisadores, o levantamento inclui dados sobre a qualidade de vida em todas as cidades brasileiras.

A pesquisa considera mais de 300 indicadores, sendo selecionados 53 para analisar a qualidade de vida em cada cidade. O IPS é dividido em três dimensões: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades. Com base nessas dimensões, foi calculada uma média para cada cidade.

O IPS Brasil foi desenvolvido por uma rede colaborativa de instituições, com liderança do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). As entidades parceiras são: Fundação Avina, Amazonia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.