A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) estreia a série ‘Concerto nos Parques’ em Nova Lima com uma apresentação gratuita no domingo, dia 15 de setembro. O evento acontece às 10h30 no Espaço Cultural Piero Garzon Henrique (Chácara Bom Retiro), com um repertório voltado ao público infantil.
O concerto inclui obras como ‘Pedro e o Lobo’, de Serguei Prokofiev, e ‘Guia da Orquestra Para Jovens’, de Benjamin Britten, que combinam música e narração de histórias. A obra inédita ‘O Cerrado Mineiro’, composta por Alexandre Kanji, spalla da OSMG, abre a apresentação. A entrada é gratuita, sem necessidade de ingressos.
A escolha do repertório, voltada para o público infantil, antecipa as comemorações do mês das crianças. Em outubro, a Orquestra Sinfônica estará envolvida em um novo projeto, mas afirma que não poderia deixar de homenagear os jovens admiradores da música erudita.
“Como a Fundação encenará a ópera ‘Nabucco’ em outubro, antecipamos a comemoração, então o concerto vai ter um foco no público infantil. A primeira peça é uma estreia mundial, uma composição do nosso spalla Alexandre Kanji, e é bem brasileira, com um ritmo bem interessante. Depois, há uma peça do Britten, que tem um foco didático. Nela, há um narrador que apresenta os instrumentos para o público, então, enquanto a orquestra toca, o narrador vai mostrando as diferentes famílias de instrumentos”, explica o maestro André Brant.
Para concluir a introdução à música clássica de forma didática e acessível, a icônica obra de Prokofiev foi escolhida para encerrar o concerto. O ator mineiro Leonardo Fernandes, conhecido por seu papel principal na ópera ‘Matraga’ (2023), será o narrador da fábula musical ‘Pedro e o Lobo’, onde cada personagem é representado por um instrumento ou seção da orquestra.