A previsão para Belo Horizonte e região metropolitana é de calor intenso, tempo seco e ausência de chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/BH), as temperaturas variarão entre 16ºC e 31ºC para a capital e arredores nas próximas semanas.
O meteorologista Claudemir Azevedo informa que não há previsão de chuva pelo menos até 24 de setembro, que é a data limite das previsões. Desde a última chuva em 18 de abril, segundo a Defesa Civil, BH está há 144 dias sem precipitações, e esse período pode chegar a 159 dias, conforme o instituto.
“Este é o segundo período mais crítico sem chuva em BH e região, perdendo só para 1963 com 198 dias que denominamos como grande seca. Este é um momento de alarme”, afirma Azevedo.
Nas próximas semanas, a umidade do ar deve ficar em torno de 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar problemas de saúde, a umidade ideal é entre 50% e 60%.
O meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, destaca a preocupação com a baixa umidade do ar. “Para que seja formada a chuva, além da temperatura mais alta, é necessário que a umidade do ar esteja propícia para a formação de precipitações. Não é o que vem acontecendo em Belo Horizonte, que tem registrado índices muito baixos de umidade e bloqueando a formação de água”.