Nesta quarta-feira, por volta das 10h, a Defesa Civil Municipal, com o apoio da Vale, realizou um simulado prático de emergência para moradores, trabalhadores e pessoas que transitam na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens 5-Mutuca, B6/B7, Taquaras e Capão da Serra, localizadas nas Minas de Mutuca, Mar Azul e Tamanduá.
Esta atividade preventiva, que cumpre requisitos legais, tem como objetivo fortalecer a cultura de prevenção e orientar residentes, visitantes, órgãos públicos e funcionários da empresa sobre as ações a serem tomadas em caso de emergência real.
A participação no simulado é facultativa e garantida por lei como um direito da população. Esta é uma oportunidade para que a comunidade se familiarize com as medidas de segurança, além de permitir que os órgãos públicos verifiquem se a sinalização de emergência e o sistema de alerta e alarme estão funcionando corretamente.
A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) das barragens mencionadas.
Como funciona?
Durante o exercício simulado, as sirenes tocarão de forma real, precedidas por uma mensagem informando que se trata de um simulado. Ao ouvir o alerta, os participantes deverão seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, que são áreas seguras fora do risco das barragens.
A atividade é aberta a todos os interessados, sendo altamente recomendada para aqueles que residem, trabalham ou circulam na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas. Os locais que estão na ZAS das barragens são: Estrada do Engenho, Rua da Saudade, Rua São Luiz, Parte do Condomínio Pasárgada, Rua Dona Maria da Glória, Rua da Saudade, Rua Steve Jobs, Estrada para Jardim Petrópolis.
A ZAS é a área onde, em caso de uma emergência envolvendo barragens de mineração, o tempo disponível para a intervenção das autoridades é considerado insuficiente. É uma área definida pela maior das seguintes distâncias: 10 km ou a extensão que corresponda ao tempo de chegada da onda de inundação – ou seja, caminho pelo qual o conteúdo da barragem seguiria em caso de rompimento – igual a 30 minutos.
Interdição de vias
No momento do exercício, para segurança dos participantes, haverá interdição temporária em algumas vias e rodovias da região. São elas:
- Rod. Amg 160 – entrada da estrada para a ECJ
- Rua Dona Maria da Gloria
- Estrada para Jardim Petrópolis – em frente a ECJ
- Capela velha – ao lado da E.M.Rubem Costa Lima
- Estrada do engenho, sentido Ecoville
- Rua São Luiz n°181
- Rua São Luiz – acesso Passárgada
- Avenida Manoel Bandeira – Passárgada
- Alameda do Luar – Passárgada
- Estrada para Jardim Petrópolis